OSTEOPOROSE
A osteoporose é uma doença que causa enfraquecimento dos ossos por diminuição da mineralização óssea, deixando-os vulneráveis a fraturas espontâneas ou secundárias a traumas. As fraturas mais frequentemente ocorrem nas vértebras, rádio distal (osso do antebraço) e fêmur proximal/quadril.
A doença é mais comum na mulher na menopausa, podendo estar relacionada a idade avançada, história familiar, tabagismo e etilismo, uso de corticoides, deficiências de cálcio e vitamina D, má alimentação e sedentarismo, além de doenças renais, tireoide e paratireoide, má absorção gastrointestinal, Artrite Reumatoide, Diabetes e entre outras.
Frequentemente os pacientes questionam se a causa de suas dores é a Osteoporose, porém, esta é uma doença que não produz sintomas e a ocorrência de dor acontece quando há fraturas. Fraturas na coluna vertebral podem ser assintomáticas inicialmente, produzindo aumento da curvatura da coluna com o passar do tempo (hipercifose).
Para diagnóstico, o exame principal é a Densitometria Mineral Óssea (DMO), sendo indicado para mulheres acima de 65 anos ou mulheres na pós menopausa com menos de 65 anos na presença de fatores de risco, como os citados anteriormente. Para homens, não existe consenso, mas deve-se considerar a realização do exame naqueles com RX sugerindo perda óssea, história de fraturas de baixo impacto, uso prolongado de corticoide, tratamento hormonal para câncer de próstata, entre outros.
O principal objetivo no tratamento da osteoporose é retardar a sua progressão e evitar fraturas. Além de medicamentos indicados pelo seu médico, várias mudanças no estilo de vida são importantes, tais como ingesta adequada de cálcio, abandonar o tabagismo e abuso de álcool, evitar uso prolongado de corticoides e cuidados na prevenção de quedas.